Você por um acaso já ouviu falar na ferramenta Kanban?
Muitas vezes já até utilizamos algo parecido em nossa rotina na Enfermagem, mas não conhecemos sua real eficácia principalmente para organização e gestão nos processos de agilidade de Enfermagem.
Vamos conhecer um pouco o que é essa metodologia e como ela pode auxiliar a nós profissionais de Enfermagem.
O Kaban é uma ferramenta pertencente à metodologia Lean que facilita a visualização do trabalho que está sendo realizado. Teve origem no Japão, criado na fábrica da Toyota. Traduzido para o português significa listas e cartões e é utilizado através de quadros que facilitam a visualização através de três tópicos:
To do (Para fazer),
Doing (Fazendo),
Done (Feito).
A ferramenta pode ser utilizada através de forma informatizada ou de painéis. (obs: pode-se acrescentar as alternativas
EM REVISÃO
ou PAUSADO,
para ajudar a organizar melhor o projeto).
Aplicar essa ferramenta significa conseguir enxergar nosso trabalho a fazer, verificar o que já está em andamento e analisar o que já foi feito. Equipes de Enfermagem que usam a ferramenta Kanban principalmente nos setores de Emergência focam em reduzir o tempo para executar uma melhor assistência.
Podemos aplicar o Kanban também para facilitar a organização dos nossos plantões, tirando as “pendências” como: exames a realizar, visitas médicas, evoluções e avaliações da passagem do plantão e as colocando em um papel ou cartões em ordem de prioridade para facilitar e agilizar o andamento do seu plantão e visualização da equipe. Esse método sempre funcionou muito bem para mim e me dava mais segurança devido a ter mais visão do que era a prioridade a ser feito.
O Kanban também é muito utilizado nos processos de Gestão de leitos, do tempo de espera nos setores de emergência, ajuda no processo de tomada de decisões e no fornecimento de informações para as equipes de Enfermagem.
コメント